Dicas de como montar o closet perfeito para você 

11/08/2022min de leitura

Você já teve vontade de ter um espaço planejado para guardar roupas, sapatos, bolsas e outros pertences? A ideia de ter um closet em casa para isso ronda o imaginário de muitos apaixonados por decor e, para a felicidade de muitos, criar um ambiente assim pode ser mais fácil e acessível do que você imagina! 


Ter um closet em casa é o sonho de consumo de muitas famílias, afinal, é ótimo e muito funcional ter um espaço separado somente para roupas e a bagunça do resto do quarto. Além de ajudar a deixar a casa ainda mais organizada, o closet também ajuda a dar um ar moderno e sofisticado para o espaço. 


Hoje, o armazenamento é um dos pontos principais a se considerar na hora de planejar uma casa ou apartamento. Logo, como dissemos acima, o sonho de muitas pessoas é poder desfrutar de um closet para facilitar a organização de itens pessoais dentro de casa. No entanto, se engana quem pensa que o espaço só é possível em lares maiores, afinal, você pode ter um closet pequeno em apartamentos de metragens menores. 


Se você está interessado em saber como montar um closet e deixar o espaço bem organizado, a Nova Época Imóveis elaborou esse post com algumas dicas de como montar um closet tanto para espaços menores quanto para ambientes mais espaçosos, como organizar o espaço e quais itens usar. Para mais dicas de decoração, não deixe de conferir o que temos no nosso blog!


Afinal, o que de fato é um closet?


Muitos já devem saber o que é um closet, no entanto, antes de começarmos a dar as dicas, é importante explicarmos o que de fato é esse espaço. Um closet nada mais é do que um espaço da casa disponibilizado como guarda-roupa, usado para guardar roupas, sapatos e outros itens pessoais. 


Os closets podem ser usados, ainda, como vestiários, quase sempre sendo montados com espelhos e em tamanhos que possibilitam se movimentar em seu interior. Geralmente, o ambiente é acessado por uma porta e pode ou não estar conectado ao quarto. Também conhecido como um guarda-roupa planejado, o closet não necessariamente ocupa um cômodo inteiro, ou seja, pode ser apenas um armário sob medida para armazenar itens pessoais. 


Como montar um closet?


Se você é uma pessoa que gosta de itens à mostra, uma boa ideia de closet DIY, ou faça você mesmo, é montar um cabideiro. É possível fazê-los com canos de PVC ou com pallets de madeira, dependendo do estilo que você preferir, se é um mais rústico e minimalista ou mais industrial, principalmente se o seu objetivo é pintá-lo de preto. 


Outra opção é montar um closet com gesso. Para isso, antes de começar, é fundamental que você defina o espaço onde ele será construído e o modo como será acessado. Um closet de casal, por exemplo, deve ter ao menos 1,30m de comprimento por 70 cm de profundidade para maior funcionalidade e conforto do espaço. 


Já se você estiver pensando em montar um closet de solteiro ou para crianças, procure manter a profundidade e adapte o comprimento de acordo com as disponibilidades do espaço e as necessidades dos moradores. O closet pode ou não ter divisórias, dependendo do seu gosto, e você também pode usar divisórias móveis, caso queira.


Para opções mais baratas, você pode usar uma cortina que harmonize com a decoração do local como divisória. Além disso, para evitar umidade e, consequentemente, mofo, procure planejar bem a iluminação e a ventilação do espaço. 



Como montar um closet pequeno?


No caso de você ter restrição de espaço, uma dica é desapegar de todas as peças que não se usa mais. Para isso, uma boa dica é fazer uma triagem e doar ou vender algumas roupas que não lhe servem mais. Para um closet pequeno, procure separar os itens por categorias, como sapatos, calças, blusas, entre outros, por tamanho e por cor, afinal, a organização visual também conta para a estética do ambiente. 


Nesse caso, soluções compactas e funcionais são sempre bem-vindas, por isso procure usar itens que sirvam para mais de uma coisa. Por exemplo, uma sapateira que também é um puff baú não parece uma boa ideia? Além disso, acessórios que facilitem a organização, como caixas organizadoras e ganchos, também são uma boa ideia. 


Procure priorizar, aqui, uma boa divisão interna dos armários, pois quando se tem tudo dividido de acordo com a sua necessidade fica mais fácil de visualizar o que você tem, além de manter a organização no dia a dia. Portas espelhadas ou um espelho maior em uma parede disponível também é uma boa dica que vai ajudar a dar a sensação de amplitude no espaço compacto. 


Como escolher o layout ideal para seu closet?


Não tem uma resposta certa aqui, vai depender de como a pessoa costuma organizar esse espaço e da dimensão que o ambiente tem. Se você prefere colocar itens em gavetas ou prateleiras e não gosta muito de deixar as roupas penduradas em cabides, o mais indicado é evitar os cantos com formato em “U” ou em “L”, pois estes serão menos úteis nesses casos. 


Em contrapartida, se você prefere cabides, esses cantos podem ser muito bem aproveitados para colocar suas roupas. Independentemente, é essencial entender e analisar o que você precisa guardar para que o projeto atenda bem às suas necessidades, seja bonito e o mais funcional possível. 


O que não pode faltar em um closet?


Um closet bem planejado sempre tem um pouco de tudo, para que todos os itens possam ficar bem acomodados dentro desse espaço. Um local separado para os sapatos, por exemplo, costuma ser a maior recomendação, pois, além de deixar tudo mais organizado, fica mais prático de encontrar o que você precisa. 


Caso alguma área fique disponível para adicionar um puff, apostar nesse item decorativo pode ser uma ótima opção para ajudar na hora de calçar sapatos ou para colocar as roupas que estão sendo provadas. São elementos desses que ajudam a tornar o closet um lugar ainda mais funcional e organizado. 


Gostou das nossas dicas? Se você ainda tem dúvidas sobre como planejar e montar um closet, entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão à disposição para ajudar com o que precisar! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":